O que é SCALE? Resumo do 2.º dia da Trilha da Inovação.

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]Mais um webinário feito! O Marcelo Figueiral, Head de Inovação da Tinnova, continuou a sequência de palestras da Trilha da Inovação. No dia 22/7, o assunto foi o SCALE: 5 atributos externos das organizações exponenciais. 

Acompanhe a seguir o resumo dos assuntos abordados no segundo dia, mas você também pode ler o artigo bem bacana do primeiro webinário clicando aqui. Boa leitura! 

 

O que é SCALE?

Antes de mais nada, o SCALE é um acrônimo que descreve os 5 atributos externos das empresas exponenciais. Eles são utilizados para que o crescimento da organização seja acelerado. São eles:

  • S: Staff sob demanda
  • C: Comunidade e multidão
  • A: Algoritmos
  • L: Ativos alavancados
  • E: Engajamento

De antemão, muitas empresas que conseguem crescimento ascendente não possuem todos os atributos ao mesmo tempo. No entanto, quanto mais presentes mais expansível o negócio será. 

 

Staff sob demanda

Primeiramente, é preciso reforçar que esse conceito não está relacionado à terceirização. 

O Staff sob Demanda é uma estratégia para a resolução de trabalhos pontuais e quando não há profissionais em número suficiente para aquele projeto. 

Para se diferenciar ainda mais de terceirizações, essa contratação é realizada através de plataformas online, ou seja, a tecnologia é o principal ponto de diferenciação.  

Quando uma empresa precisa terceirizar, as ações são bastante demoradas e onerosas. Como resultado, o processo envolve diversos profissionais internos e externos, o que complica o fator tempo.

Em outras palavras, ao realizar a escolha do profissional ou squads por plataformas digitais, o processo é mais rápido, flexível e em conta.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”516″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default” img_link=”https://tinnova.com.br/#impulsione”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]

Comunidade e multidão

Em segundo lugar, temos comunidade e multidão como outro atributo do SCALE. 

Comunidade é um grupo de pessoas que têm a mesma herança cultural e histórica e ocupam um território bem definido.

É importante que façamos a aplicação desse conceito, com as devidas proporções, dentro das nossas empresas. Assim, é possível enxergar as equipes principais, redes pessoais, os clientes, fornecedores, parceiros e fãs como integrantes da nossa comunidade. 

A partir desse olhar, o relacionamento mais próximo com a nossa comunidade vem em primeiro lugar, e não as vendas. 

Tudo que está além disso pode ser considerado como multidão, por exemplo, as squads sob demanda, financiamentos coletivos e as outras pessoas. 

 

Algoritmos

Resumindo, os algoritmos são códigos que buscam, analisam e encontram padrões nos dados.

No ambiente dos negócios eles devem ser colocados no contexto de aprendizado de máquinas. Esse aprendizado é a capacidade que as máquinas possuem de realizarem tarefas novas, que tenham relação com uma situação já conhecida, seja por histórico, treinamentos e previsões. 

A aplicação de algoritmos em aprendizado de máquinas permite que a organização encontre ideias e tendências no mercado. A partir disso, é possível que novos produtos e serviços sejam pensados de forma mais correta. 

Da mesma forma, outro ponto que não pode faltar é o Big Data. 

Muitos consideram os dados como um dos principais ativos deste século. No entanto, muitos desses dados estão “escondidos”, pois quando lemos um relatório, o número de informações é gigantesco. O Big Data serve para que esses dados valiosos sejam vistos de forma mais clara. Isso é feito a partir de quatro etapas:

  • Em primeiro lugar, a reunião de dados
  • Depois, a organização
  • Em terceiro, a aplicação
  • Por fim, a exposição deles

 

Ativos alavancados

O quarto atributo do SCALE trata sobre os ativos alavancados. 

Eles são ativos que antes eram das empresas e agora são compartilhados entre elas. 

Pense nos ativos de uma organização. Ela tem carros, computadores, máquinas, estruturas físicas e assim por diante. Agora pense como a Uber tem uma grande frota de carros, mesmo não sendo dona de nenhum deles. Esse é o pensamento!  

Dessa maneira, o mercado de ativos compartilhados é uma tendência e diminui os gastos, além de permitir que empresas apareçam sem a necessidade de compra de todos os ativos. 

Contudo, nem sempre esse pensamento deve ser o principal. Caso haja um ativo raro ou escasso, é melhor ser o dono(a) dele. Por outro lado, as commodities e produtos com base em informações podem ser alugados, por exemplo. 

Com os ativos alavancados você pode ter, por exemplo:

  • Produtos escaláveis
  • Redução de gastos
  • Extinção da necessidade de gerenciamento dos ativos
  • Aumento da agilidade

 

Engajamento

Por último, temos o quinto atributo do SCALE: o engajamento. 

Essa é forma de ter a colaboração humana e um comportamento social favorável à empresa. Um dos pontos positivos desse processo é a boa reputação, que oferece um ciclo de bons feedbacks. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”518″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]O engajamento traz uma série de benefícios, dentre eles:

  • Aumento da fidelidade
  • Conversão de multidão em comunidade
  • Marketing alavancado
  • Ciclo de feedbacks digitais com os usuários
  • Entre outros

Então, este foi o artigo que preparamos para você com as principais ideias do webinário dois. Você pode assistir à palestra completa abaixo. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=XwkFrJTgscQ”][vc_column_text]Liberamos o e-book No Caminho da Inovação, de forma gratuita. Porém, você precisa fazer o seu cadastro para recebê-lo!

A gente se vê na próxima! Até lá.[/vc_column_text][image_with_animation image_url=”566″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default” img_link=”https://bit.ly/38cXJed”][/vc_column][/vc_row]

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar-me
guest

1 Comentário
O mais antigo
O mais novo Mais votados
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
trackback
2 meses atrás

[…] Veja também o resumo do segundo webinário aqui.  […]

São José dos Campos
São Paulo – Brasil

Ponta Grossa
Paraná – Brasil

Ciudad del Este
Paraguai

Madrid
Espanha

1
0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x