O que é Lean Business? Resumo do 4.º dia da Trilha da Inovação.

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]A Trilha da Inovação está chegando ao fim. Na quinta-feira, dia 5/8, aconteceu o penúltimo webinário da série com o tema: LEAN BUSINESS — Conectando com a Economia Digital. 

Se você não acompanhou a live realizada pelo Marcelo Figueiral, Head de Inovação da Tinnova, ou quer rever o conteúdo, agora é o momento de conferir o resumo do quarto dia da Trilha da Inovação. 

Além disso, você pode ver também o resumo do webinário 3 aqui.

Boa leitura!

Evolução do ecossistema de inovação no Brasil 

Antes de tudo, é interessante abordarmos como foi o processo de inovação no país, até chegarmos às abordagens da Lean Business. 

Décadas 60 e 70: foram marcadas pela criação de centros de pesquisa e desenvolvimento nas grandes empresas; surgiram as instituições de fomento à inovação; os programas de Pós-Graduação foram fortalecidos.

Década de 80: nascem as primeiras grandes empresas de softwares no país, bem como o surgimento das primeiras incubadoras de empresas com base em tecnologia. 

Período de 90: primeiras disciplinas de empreendedorismo são oferecidas nas universidades; ampliação dos centros de P&D; além do boom das incubadoras. 

Anos 2000: criação dos primeiros fundos de capital semente; início do movimento das startups; primeiros casos de inovação aberta; e o surgimento dos parques tecnológicos. 

A partir de 2010: boom das startups, suas comunidades e hubs de inovação; surgimento das aceleradoras; primeiros investidores-anjos.

Lean Business: o que é?

Uma Lean Business ou, no português, empresa enxuta é uma organização que busca a criação de mais resultados com menos recursos. Dessa forma, é possível que a empresa fature mais, enquanto reduz desperdícios.

Para entendermos melhor o comportamento das Lean Business, precisamos voltar um pouco no tempo e entender as raízes desse conceito de organização. 

Quando a Lean Business começou?

O início do movimento de empresa enxuta é associado à Toyota no final da década de 70 e as principais ações eram:

  • Produção em just in time, ou seja, produção no tempo certo: uma cadeia produtiva mais voltada à demanda, mas de maneira rápida para atender aos pedidos, sem acúmulo de estoque;
  • Redução do tamanho dos lotes: insumos para produção em período mais curto. Por exemplo, lotes que durariam 3 meses são reduzidos para a duração de 15 dias, o que torna a produção baseada em fases;
  • Divisão entre atividades com mais valor: a entrega faseada permite perceber quais trabalhos são mais valiosos na linha de produção;
  • Aproveitamento do conhecimento e criatividade dos funcionários: com essa produção em etapas também é possível criar uma curva de aprendizado muito melhor. 

Inovação incremental X Inovação Radical

Inovação incremental: aquela que atende às necessidades e melhora processos e produtos atuais. 

Ela atua com clientes recentes, precisa de menor investimento, funciona a curto prazo, tem menor risco, o retorno é mensurável, bem como agrega valor.

Inovação radical: o seu objetivo é criar novos conceitos, mercados e cenários. 

A busca é por novos clientes, por isso há maior investimento, é uma ideia para o longo prazo, traz mais riscos e retorno sem previsão, além de agregar um novo valor. 

O que são as Lean Startups?

Lean Startup é uma metodologia de gestão ágil nas startups para a produção rápida e focada em soluções, seja um produto ou serviço, para dores reais dos clientes. 

Lembrando que essa solução não precisa ser apenas digital. Sempre que falamos de startup, o mercado digital surge como um sinônimo, mas ele não é um limitador de como o produto ou serviço será disponibilizado.

O conceito está presente no livro “The Lean Startup”, de Eric Ries, que foi lançado em 2011.

Algumas empresas famosas utilizaram esse conceito, tais como Facebook, Amazon e 99.

O autor mostra um roteiro básico adotado pelas startups enxutas:

Construir: 

mvp, simples e viável; testes de unidades e usabilidade; integração contínua; código incremental; código aberto; computação na nuvem; autoescalabilidade; refatoramento de código; sandbox de testes; desenvolvimento ágil;

Medir — fazer uma análise rápida dos resultados com:

análise de funil; análise de Cohort; Net Promoter Score; Search Engine Marketing; monitoramento preditivo; testes A/B; desenvolvimento contínuo; teste de usabilidade; Analytics e dashboards; monitoramento em tempo real.

Aprender — usar a experiência desse processo para o aprendizado mais veloz:

teste A/B; customer development; cinco porquês; teste de hipóteses; product owner;prestação de contas; arquétipos de consumidores; times cross funcionais; times semiautônomos; teste de fumaça; design sprint.

O novo cenário do mercado, com as startups e as empresas enxutas inseridas na economia digital, trouxe uma mudança na mentalidade empresarial.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”525″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]Os princípios das startups enxutas:

  1. Empreendedores estão por toda a parte: basta trabalhar em uma startup, de qualquer tamanho.
  2. Empreender é administrar: uma startup é uma instituição, não um produto.
  3. Aprendizado valioso: experimentos para aprender a desenvolver um negócio sustentável;
  4. Construir, depois medir e, por fim, aprender: construir produto, medir reação dos clientes, perseverar ou pivotar.
  5. Contabilidade para inovação: medir o progresso, definir marcos e priorizar o trabalho.

Evolução e fases das startups 

Até chegar ao tracionamento de operação, as startups passam por alguns processos:

  1. Ideação
  2. Planejamento
  3. Prototipação
  4. Desenvolvimento
  5. Validação
  6. Operação tração

Fases das Startups

Podemos separar as fases das startups em três momentos:

  1. Pré-startup
  2. Startup
  3. Growth

Na primeira fase, os processos de ideação e concepção acontecem. Assim, a visão e a missão são definidas.

O processo de commitment faz a transição para a fase dois, que também é o momento de validação e o início da escalabilidade da startup. Nessa etapa o MVP e o product market fit são trabalhados.

Na fase de Growth, começam o estabelecimento da empresa e os seus crescimentos escaláveis. 

No entanto, é importante ressaltar que, entre a validação e a escalabilidade, existe o “vale da morte”. Esse é o momento em que a empresa pode se tornar exponencial, ter um crescimento mais linear ou declinar. Em outras palavras, esse é um momento crítico que mostra se realmente os dados, as ideias, enfim, todos os processos anteriores foram realizados da maneira ideal.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”526″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]

Jornada do Empreendedor 

A pessoa que está à frente das etapas da startup passa por uma jornada do empreendedor, que pode ser entendida em cinco partes:

  1. Ideação (Mindset): o empreendedor está buscando conhecimento, habilidades e a sua ambição.
  2. Pré-operação (Estratégia): momento de entender o problema e a partir dele mapear os critérios e objetivos do negócio.
  3. Operação (Modelo de negócio): hora de verificar o modelo de negócio e ver se ele é replicável.
  4. Tração (Marketing e vendas): momento de escalar o negócio.
  5. Expansão (Finanças e investimentos).

Startups X Grandes empresas

Antes de mais nada, as startups são um conceito e não um modelo de empresa com produtos digitais. É possível que um produto físico seja desenvolvido por uma startup. 

Portanto, a partir dessa ressalva, é possível fazer algumas distinções entre as grandes empresas e as startups, como:

  • Recursos: as grandes empresas, na maioria das vezes, possuem recursos abundantes, já as startups têm recursos escassos. 
  • Foco na Inovação: enquanto as empresas focam na tecnologia, as startups buscam resolver os problemas dos consumidores, em primeiro lugar. 
  • Equipes: como é de imaginar, as startups possuem equipes enxutas e multidisciplinares, grandes corporações têm times numerosos e funcionais. 
  • Velocidade de adaptação: instituições de porte têm adaptações lentas, já as startups lidam com isso de forma mais rápida. 

Essas diferenças impactam também em um novo jeito de trabalho: os antigos planos de negócios dão lugar ao modelo canvas, que inclusive é um dos primeiros documentos pedidos em um pit de negócios; a execução do trabalho passa a ser baseada na Metodologia Ágil; e o framework é o Scrum. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” 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Economia Digital é o caminho:

Com todos esses novos cenários é possível afirmar que a Economia Digital é o único caminho e os números recentes comprovam isso:

Antes mesmo da pandemia, as vendas online, em 2018, já movimentavam mais de R$ 50 bilhões.

Com o isolamento social, em 20 anos de e-commerce, houve recorde de faturamento no primeiro semestre de 2020.

Além disso, empresas de tecnologia costumam ser bastante negociadas em bolsa.

É lógico que existem outros dados que comprovam ainda mais a necessidade de aderir aos costumes da economia digital. E entrar nessa tendência não pode mais ser uma dúvida para as empresas que querem sobreviver e prosperar.

Enfim, este foi o resumo do webinário quatro da Trilha da Inovação. O evento está chegando ao fim e no dia 12/8 será apresentado o último webinário com o tema: “Gestão do amanhã: navegando no oceano azul.”

Abaixo você pode conferir o webinário 4, gravado:[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_video link=”https://youtu.be/AtohGFhZS2s”][vc_column_text]Não se esqueça de baixar o e-book grátis “No Caminho da Inovação” com os insights e muito mais informações sobre os tópicos da Trilha da Inovação.

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