Gestão do amanhã: navegando no oceano azul. Resumo do 5.º dia da Trilha da Inovação

[vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]A Trilha da Inovação chegou ao fim. Na última quinta-feira, o Head de Inovação da Tinnova, Marcelo Figueiral, apresentou o tema “Gestão do amanhã: navegando no oceano azul”. Foi um webinário incrível e cheio de ideias para busca se destacar em novos mercados. 

No artigo de hoje, você vai ficar por dentro do resumo dos principais tópicos do quinto dia da Trilha da Inovação. Boa leitura!

Você também pode conferir o resumo do penúltimo webinário aqui: O que é Lean Business? Resumo do 4.º dia da Trilha da Inovação.

Gestão do Amanhã

Gestão do Amanhã é um livro que foi lançado em 2018, por José Salibi Neto e Sandro Magaldi. 

A obra trata sobre as mudanças das empresas na indústria 4.0, em que a automação está muito presente, acontecem alterações nos empregos e a informação é extremamente veloz

Nele você vai encontrar uma análise histórica desde a 1.ª Revolução Industrial até o presente momento e os principais acontecimentos entre essas fases, como o cenário pós-guerra, as contribuições para a área de marketing, a ascensão da tecnologia e a expansão da internet. 

O livro faz comparações detalhadas sobre o passado e presente da gestão das empresas e a forma que elas se relacionam com mercado, por exemplo.[/vc_column_text][image_with_animation image_url=”542″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][vc_column_text]Lembre-se de que no nosso e-book, no Caminho da Inovação, você terá muito mais detalhes sobre este tópico. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”568″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default” img_link=”https://bit.ly/38cXJed”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]

Estratégia do Oceano Azul

Estratégia do Oceano Azul é um livro lançado em 2005 pelos autores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, representantes do The Blue Ocean Strategy Institute

As estratégias do livro, adotadas por empresas exponenciais, têm relação com o modelo de gestão da indústria 4.0 do Gestão do Amanhã. 

Antes de mais nada, caso você não tenha ouvido falar sobre a metáfora dos oceanos azul e vermelho, cabe uma rápida explicação.

Oceano vermelho: metáfora para um mercado já existente e competitivo, em que o objetivo é defender a posição já conquistada. 

  • Foco em “destruir” a concorrência
  • Exploração de uma demanda já presente
  • Aplicação de trade-off de valor versus custo
  • Alinhamento de todas as atividades da empresa na estratégia de diferenciação OU de baixo custo

Oceano azul: a criação de um novo espaço no mercado, com a ideia de inovar e perseguir novas oportunidades. 

  • A competição é irrelevante
  • Criação e captura de uma nova demanda
  • Quebra do trade-off de valor versus custo
  • Atividades direcionadas para a diferenciação E baixo custo

Em suma, essas estratégias visam transformar a competição com os concorrentes em algo irrelevante. Para isso, é preciso criar uma inovação de valor fora do oceano vermelho.

Em outras palavras, as empresas que estão no oceano azul fazem melhor que seus concorrentes, produzem mais barato ou se especializam em um público mais particular. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”534″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]

Como alcançar o oceano azul?

Um dos primeiros passos é analisar os atributos da empresa e fazer uma nova organização com base na Matriz de Avaliação de Valor. 

4 passos da Matriz de Avaliação de Valor

  1. Eliminar: descubra quais atributos considerados indispensáveis pelo setor devem ser eliminados. 
  2. Reduzir: analise quais atributos que devem ser reduzidos bem abaixo dos padrões setoriais.
  3. Criar: pense em quais atributos que nunca oferecidos precisam ser criados.
  4. Elevar: encontre os atributos que necessitam ser elevados bem acima dos padrões setoriais. 

Inovação no comportamento da empresa

  • Reinvente o conceito
  • Inove e agregue valor
  • Crie um nicho de mercado
  • Atraia públicos que ainda não são usuários
  • Elimine o que é ruim
  • Mantenha o essencial
  • Acrescente características que agregam valor

Oceano azul do Cirque du Soleil

Mesmo que a pandemia tenha colocado a companhia em uma situação financeira muito delicada, devido à interrupção de espetáculos durante o isolamento social, o caso do Cirque du Soleil é bastante interessante. 

Anteriormente, os desafios do setor de entretenimento estavam baseados em algumas dificuldades, como perda de público, uso de animais, aumento de custos, contratação de artistas famosos e diversos concorrentes. 

Para sair desse oceano vermelho, a empresa encontrou e explorou algumas oportunidades.

Baseado na Matriz de Avaliação de Valor, a companhia:

  • Criou um novo jeito de se apresentar, com espetáculos temáticos.  
  • Atraiu um novo público, ou seja, segmentou novos clientes, trazidos de acordo com cada tema de espetáculo.
  • Elevou a qualidade da infraestrutura, melhorando a experiência do cliente.
  • Eliminou a utilização de animais e o uso de artistas famosos.

Uma visão do mercado

Ainda no quinto dia da Trilha da Inovação, o Marcelo Figueiral expôs algumas análises sobre os comportamentos das empresas no novo cenário da indústria 4.0. 

Novos nichos

“Eu vejo o mercado como um disco de vinil. As faixas são os segmentos; as linhas, por onde passa a agulha, são os nichos.” Marcelo Figueiral. 

A partir dessa metáfora, podemos apontar que entre os vários segmentos de mercado, principalmente grandes segmentos, há diversos nichos que podem ser explorados. Mas há uma questão antes disso: enxergar se esses nichos são realmente relevantes. 

Essa resposta pode ser obtida através dos dados já disponíveis e análises, por exemplo:

  • Tipo de mercado: definir o tipo de mercado e atuação; levantar todos os pontos interessantes dele.
  • Demografia: cidade(s) onde as atividades serão realizadas, número de habitantes e PIB per capita.
  • Mapeamento de mercado: concorrentes, produtos e demanda, público, posições no mercado, análise S.W.O.T., matriz BCG, entidades do setor e mapeamento do mercado nos conceitos TAM, SAM e SOM.

Cases de exploração de nichos

Um exemplo claro de exploração de nichos de mercado é o surgimento das fintechs. 

De acordo com a FintechLab, em 2016, o número de empresas do setor era 219. 

No ano seguinte, 2017, havia 332. 

2019, havia 529 fintechs.

E 2020, chega-se ao número de 742 fintechs.

Um crescimento em 4 anos de mais de 238%!

Essas empresas atuam em segmentos de mercado distintos, como: sistemas de pagamentos, seguros, bancos digitais, negociação e dívida, funding, investimentos, empréstimos, etc.

Como você deve perceber, o número de instituições cresce a cada ano, o que provoca um inchaço no mercado, que logo se tornará um oceano vermelho.

Mas isso não significa que não haja mais espaço para inovação, pelo contrário.

Novos nichos estão surgindo, como compliance, sistemas de pagamento via criptoativo, entre outros, demandados por necessidades específicas de segmento ou validadas via a estratégia do oceano azul.

Mercado transgeracional 

Estamos lidando com 4 gerações diferentes, que já foram mapeadas de acordo com seus  comportamentos, são elas:

Geração Z: também chamada de Baby Boomers, nascidos entre 1940 e 1960

Geração X: nascidos entre 1960 e 1980

Millennials ou geração Y: nascidos entre 1980 e 1995.

Geração Z: nascidos entre 1995 e 2010

Somada a elas, há a geração Alpha, composta por nascidos a partir de 2010, os quais irão determinar uma nova lógica de relacionamento e consumo.

Por que entender os comportamentos de cada geração é importante? 

Cada geração tem atitudes, hábitos e estilo de vida diferentes.

Ao compreender cada uma delas, com mapeamento de personas e mapas de empatia, o tracionamento da estratégia da sua organização terá muito menos pontos de resistência e, consequentemente, maiores chances de sucesso. 

Por mais que nichar um produto ou serviço até seja uma atitude de empresas exponenciais, muitas ofertas ainda são direcionadas para públicos que nasceram em épocas diferentes, ou seja, precisam estar adequados para uma proposta de valor transgeracional.

Um dos exemplos é o  consumo de mídia, que de acordo com cada geração tem um perfil de consumo e permanência completamente diferenciada. 

Entender isso é fundamental para realizar ações de marketing, principalmente para a comunicação digitalizada, em que a mensagem e conteúdo precisam ser enviados de forma clara e simples.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”538″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]

Precificação bem ajusta

Diversas empresas exponenciais têm preços muito atrativos para o consumidor, ao passo que conseguem se manter com uma boa distância das suas concorrentes.

Como já vimos, um preço atraente ao consumidor é um dos diferenciais que empresas no oceano azul possuem.

Temos vários exemplos disso, como a Loggi, que consegue ter um serviço bem avaliado, preços competitivos e ter um desempenho melhor do que muitas outras empresas tradicionais do setor de logística.

É claro que para conseguir esse feito, muitas outras etapas e outros atributos de ExOs são colocados em prática.

Como encontrar o preço ideal para um produto ou serviço?

Após a validação do MVP, há uma metodologia criada por Peter van Westendorp para encontrar tal resposta. 

Para chegar ao preço certo, há quatro perguntas que devem ser respondidas pelos seus clientes e usuários:

  1. Qual preço você consideraria muito caro, a ponto de não adquirir o produto ou serviço?
  2. Qual precificação você acharia tão baixa a ponto de sentir que o produto ou serviço não é tão bom? 
  3. Em qual precificação você acha que o produto ou serviço começaria a ficar caro, mas você não descartaria a compra e precisaria de mais tempo para pensar?
  4. Para você sentir que o produto é uma ótima barganha e tem um preço bom e barato, qual valor seria? 

Após recolher as respostas, que podem ser realizadas por formulários online, como o Google Forms, é possível plotar um gráfico. 

Você pode utilizar um, como o modelo abaixo, em que Y é a porcentagem de respostas e X é o preço. 

Ao final, o cruzamento das respostas das questões 3 e 4 vai te mostrar uma média interessante para precificar seu produto. [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”539″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]

O novo paradigma

Por fim, temos um cenário bastante distinto do tradicional, quando pensamos sobre a criação de novos produtos e serviços. 

Antigamente, a lógica era criar produtos e manter a demanda. 

Era uma lógica em que as empresas criavam, tentavam gerar uma tendência de consumo e influenciar a compra. 

Atualmente, o processo é diferente! A busca é entender as dores do mercado e aproveitar essas oportunidades. 

Em outras palavras, as empresas consultam o mercado, levam essas informações para dentro da organização e criam as soluções para as necessidades dos consumidores. 

Conclusão

Chegamos ao fim do resumo do quinto dia da Trilha da Inovação. Você pode assistir ao webinário na íntegra abaixo.[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=JGPfCnACyqM&t=1040s”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]Lembrando que você também pode baixar o e-book da Trilha da Inovação, um material completo, com todos os insights da Trilha e mais detalhes que podem fazer os seus resultados decolarem. Portanto, clique abaixo e garanta já o seu material![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][image_with_animation image_url=”521″ animation=”Fade In” hover_animation=”none” alignment=”” border_radius=”none” box_shadow=”none” image_loading=”default” max_width=”100%” max_width_mobile=”default” img_link=”https://bit.ly/38cXJed”][/vc_column][/vc_row][vc_row type=”in_container” full_screen_row_position=”middle” column_margin=”default” column_direction=”default” column_direction_tablet=”default” column_direction_phone=”default” scene_position=”center” text_color=”dark” text_align=”left” row_border_radius=”none” row_border_radius_applies=”bg” overlay_strength=”0.3″ gradient_direction=”left_to_right” shape_divider_position=”bottom” bg_image_animation=”none”][vc_column column_padding=”no-extra-padding” column_padding_tablet=”inherit” column_padding_phone=”inherit” column_padding_position=”all” column_element_spacing=”default” background_color_opacity=”1″ background_hover_color_opacity=”1″ column_shadow=”none” column_border_radius=”none” column_link_target=”_self” gradient_direction=”left_to_right” overlay_strength=”0.3″ width=”1/1″ tablet_width_inherit=”default” tablet_text_alignment=”default” phone_text_alignment=”default” bg_image_animation=”none” border_type=”simple” column_border_width=”none” column_border_style=”solid”][vc_column_text]A gente se vê na próxima![/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar-me
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

São José dos Campos
São Paulo – Brasil

Ponta Grossa
Paraná – Brasil

Ciudad del Este
Paraguai

Madrid
Espanha

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x