Os 5 erros sobre tecnologia mais comuns nas pequenas e médias empresas

A falta de consultoria em tecnologia, ou mesmo a ausência de profissionais dedicados dessa área, pode causar uma série de complicações que vão desde questões estruturais até mesmo perda de competitividade e gastos desnecessários.

De acordo com o Sebrae, as MPEs (micro e pequenas empresas) representam cerca de 99% das organizações atuantes no Brasil.

Ao lado das empresas de porte médio, as MPEs apresentam números importantes para a economia nacional. 

Mesmo que sejam vitais para o país, é fato que manter negócios, pequenos ou médios, pode ser complexo por aqui, afinal são muitos problemas que podem ser enfrentados pelos empreendedores, principalmente com tecnologia.

Por conta disso, resolvemos te mostrar quais são esses problemas de tecnologia comuns nas empresas de pequeno e médio porte e como você pode resolvê-los.

Acreditar que tecnologia é coisa de empresa grande

Independentemente do ramo da empresa, a tecnologia pode ser empregada, seja no serviço ou produto final, seja no dia a dia operacional da organização.

Talvez, as empresas mais tradicionais e aquelas que não estão envolvidas diretamente com produtos digitais ignorem tecnologias que poderiam revolucionar o trabalho e aumentar a lucratividade significativamente.

Pensemos em uma empresa de limpeza. O serviço em si não precisa de tecnologia, mas um software personalizado de gestão poderia:

  • organizar todos os colaboradores
  • ver a avaliação dos clientes sobre o trabalho 
  • checar a satisfação do atendimento
  • mapear o tempo médio do serviço
  • entender o perfil dos contratantes 
  • e muitos mais

Com tudo isso em mãos, de forma fácil e organizada, é possível tomar uma série de decisões de forma correta, criar novas ofertas de maneira personalizada, entender os pontos de melhoria e perceber onde investir ou economizar.

Manter processos defasados e falta de automação

Por mais que haja uma série de softwares com os mais variados custos e aplicações, muitas organizações insistem em manter atividades manuais e burocráticas, que prejudicam a produtividade, o lucro e a performance do colaborador. 

Um exemplo bem simples é o atendimento ao cliente através de chats. Hoje, é possível criar chatbots que poupam tempo dos atendentes e podem, inclusive, sanar a dúvida do consumidor sem envolver o call center. 

Outro fato que merece atenção são as famosas planilhas de controle. Ainda que sejam úteis, as planilhas podem ser combinadas ou mesmo substituídas por software, elevando o nível de detalhe, assertividade e rapidez na obtenção de informações e insights. 

Quando muito tempo é usado para realizar tarefas manuais ou no recolhimento de informações, é recomendado analisar bem se aquela tarefa pode ser substituída por um software. 

Um Gerente, por exemplo, que dedica muito tempo produzindo relatórios, poderia ter um dashboard com as principais informações. Isso tornaria seu relatório bem mais completo e certeiro, além de fazê-lo poupar tempo!

É importante lembrar que a tecnologia pode fazer com que o seu funcionário esteja voltado não em realizar tarefas manuais, mas destinar o tempo de trabalho para resolver problemas maiores, pensar em soluções e desempenhar as atividades essenciais do negócio. 

Achar que é preciso um time próprio de TI

Imagine tal situação: o(a) Gestor(a) entende que tecnologia é fundamental para o negócio e que há processos desafados que devem ser trocados, então o RH é acionado para contratar profissionais de tecnologia, mas os custos assustam e a seleção é complexa.

Talvez o próximo passo seja desistir da contratação! Mas aqui está outro grande erro: pensar que contratar um profissional interno, como um funcionário próprio, é necessário. Na verdade não é! A solução para isso é o Outsourcing, ou como chamamos por aqui Squads As a Service.

Os serviços de Squads As a Service funcionam como uma terceirização, mas nesse modelo de negócio, algumas funções mais estratégicas também são delegadas. 

O interessante é que é possível ter a expertise de profissionais de TI dedicados à contratante por custos menores e com uma qualidade elevada. 

A competência da empresa a ser contratada pode ser verificada através de projetos realizados e o tempo de atuação. Assim é mais fácil validar e escolher qual a melhor opção. 

Esse modelo é ideal para projetos com diferentes prazos de execução e, mesmo que o contrato acabe e o produto final seja entregue, nada impede que um novo acordo de suporte seja firmado. 

Pensar que consultorias não valem a pena

Diversos setores se beneficiam da tecnologia sem, necessariamente, tornarem-se experts nela. 

Mesmo que já haja processos digitalizados, tarefas otimizadas ou softwares de trabalho incorporados à rotina, isso não significa que o investimento ou atenção em TI acabou. 

Mesmo que um projeto de transformação digital tenha sido realizado com êxito em uma empresa, as demandas de TI continuarão e é por esse motivo, dentre outros, que um parceiro é necessário.

É com essa ideia que uma consultoria em tecnologia é extremamente bem-vinda, algo que independe do setor. 

Os principais benefícios de uma consultoria em tecnologia são:

  • Processos digitais sempre atualizados
  • Novas oportunidades de negócios
  • Redução de custos
  • Rápida resolução de problemas 
  • Segurança digital mantida 
  • E muito mais

Presumir que apenas empresas grandes sofrem ataques cibernéticos

Aqui está outro grande erro! Pesquisas têm mostrado que PMEs (pequenas e médias empresas) também estão no radar de criminosos que as escolhem justamente pela vulnerabilidade.

Dados da Kaspersky, empresa focada em softwares de segurança digital, evidenciam que houve um crescimento de 140% nos ataques a micro e pequenas empresas aqui no Brasil. 

Ainda de acordo com a Kaspersky, em relação a 2021, houve um crescimento de 41% de golpes nos quatro primeiros meses de 2022. 

Os principais golpes que cresceram foram roubo de senha corporativas, ataques pela internet e invasões de redes de trabalho remoto. 

Para piorar, uma pesquisa realizada pela IMB Security mostrou que ataques cibernéticos a empresas com menos de 500 funcionários gera US$ 2,5 milhões de prejuízo em média. 

Como resolver problemas de tecnologia na empresa

Se a sua empresa tem pouca ou nenhuma bagagem digital, ainda mantém processos manuais ou nunca teve contato com serviços de tecnologia, o primeiro passo é contratar uma empresa de TI para ter uma orientação profunda dos pontos de melhoria, mudanças e o que implementar. 

Caso sua empresa já tenha realizado algum projeto de tecnologia de médio ou grande porte, também é válido contratar uma empresa parceira para realizar acompanhamentos periódicos e garantir que tudo esteja em ordem!

Aqui na Tinnova, temos uma série de serviços que vão ajudar a sua empresa a potencializar os resultados com tecnologia! Entre no site e confira as soluções de tecnologia da Tinnova!

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo! Siga-nos nas redes sociais para mais.

0 0 Votos
Article Rating
Inscreva-se
Notificar-me
guest

0 Comentários
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

São José dos Campos
São Paulo – Brasil

Ponta Grossa
Paraná – Brasil

Ciudad del Este
Paraguai

Madrid
Espanha

0
Adoraria sua opinião, por favor, comente.x