A tecnologia é um recurso crucial para todas as empresas que querem competir e alcançar fatias de mercado cada vez maiores, afinal é ela a responsável por tornar negócios escaláveis e permiti-los chegar a números exponenciais.
Porém, investir em tecnologia é muito caro, correto? Não!
O modelo de trabalho “As a Service” veio para democratizar o acesso a recursos tecnológicos, independentemente do porte da empresa.
Se o seu negócio ainda não conhece ou não utiliza esse recurso, é hora de aproveitar as oportunidades que podem potencializar a sua organização.
O que é e qual a lógica do “As a Service”?
Basicamente, “As a service” é uma estratégia empresarial que visa usufruir de recursos e/ou times tecnológicos sem ter a propriedade deles.
Um dos maiores serviços de transporte do mundo não tem frotas de veículos em sua garagem; a maior rede de hotéis do mundo não tem nenhum quarto de hotel.
Você já deve ter percebido que estamos falando da Uber e do Airbnb. E claro que há outros exemplos como o iFood, que movimenta o setor alimentício sem ter redes de restaurantes.
A posse de bens, ou de times gigantescos, para prestar bons serviços é uma lógica fora da realidade de empresas que querem exponencializar seus resultados.
É analisando essas companhias que pensamos em aplicar esse mesmo modelo nas demandas de tecnologia, que hoje surgem com frequência em diversas organizações.
Muitas delas não têm recursos previstos para a compra de um software ou para a contratação de desenvolvedores e/ou profissionais de TI. Então fica a pergunta: quando isso acontece, o projeto deve ficar para trás? Você deve comprometer as finanças para montar um time tech? Claro que não!
Você pode ter tudo isso, sem ser o “dono” do time ou o proprietário do software.
Principais benefícios do “As a Service”
O custo mais baixo para ter times ou ferramentas tecnológicas é, talvez, o benefício mais atrativo, mas não é só isso!
Além de economizar com esse tipo de contratação, o modelo “As a Service” oferece:
- Facilidade e rapidez na contratação
Esse é um grande diferencial das terceirizações comuns, que costumam ser demoradas, onerosas e engessadas. Como o foco é tecnologia, a agilidade é um pré-requisito.
- Serviços e equipes moldados totalmente à necessidade da empresa
A equipe e o software oferecidos serão pensados estritamente na necessidade da empresa, que pode personalizar todos os recursos necessários.
- Flexibilidade
Os contratos são mais flexíveis, seja para o tempo de contratação, seja para o tamanho da equipe.
- Segurança
Quando uma empresa é focada nesse ramo, ela possui a expertise para oferecer o serviço com total qualidade e segurança.
- Acesso a profissionais de alta competência
Encaminhando a sua demanda tech para uma empresa “As a Service”, você não terá o custo de contratar um excelente desenvolvedor exclusivamente e a própria empresa contratada terá a noção para delegar o melhor profissional para cada tarefa.
Os principais serviços “As a Service”
Os principais serviços disponíveis nesse modelo dizem respeito à computação em nuvem. Mas, na Tinnova, temos um modelo aplicado a Squads.
As três categorias predominantes são:
- SaaS;
- PaaS;
- IaaS;
SaaS
Aqui temos o Software As a Service, também chamado de software baseado na Web, software hospedado ou software sob demanda.
Nessa categoria os softwares são disponibilizados especialmente de forma online, ou seja, a empresa contratante não precisa investir em hardwares, instalar softwares e realizar manutenções. Tudo é feito de forma online. Para isso, basta ter uma conexão de internet.
Além das vantagens citadas no tópico anterior, podemos destacar:
- Facilidade de acesso: já que os SaaS podem ser acessados de vários dispositivos, incluindo os mobile.
- Integração: caso haja outro software utilizado pela empresa contratante, o software sob demanda também poderá ser utilizado em conjunto graças à possibilidade de integração.
- Personalização: alguns softwares podem te oferecer diversos recursos que funcionam como upgrades ou complementos. Se algum desses recursos for interessante, basta acrescentá-los.
PaaS
PaaS, ou plataformas de serviço, são um modelo de computação em nuvem que oferecem servidores para que as empresas contratantes criem, executem e administrem seus apps, sem a necessidade de investir em uma infraestrutura de hardwares, softwares ou servidores próprios.
Havendo uma infraestrutura local e própria, os custos de manutenção, execução e upgrades são extremamente elevados, o que não acontece com o “As a Service”.
Por exemplo, os aplicativos em servidores locais (que não estão em nuvem) são geralmente lentos, onerosos e complexos; precisam de grandes times para que tudo funcione corretamente e são necessários hardwares, sistemas operacionais, base de dados etc.
No PaaS tudo isso é terceirizado.
IaaS
Assim como os PaaS, as IaaS visam substituir as infraestruturas locais, mas agora voltadas a recursos básicos de computação, armazenamento e rede.
Com esse modelo é possível reduzir os centros de dados locais, promover economias em gastos com hardware e alcançar dados sobre o negócio de forma mais ágil.
Squad As a Service da Tinnova
A pandemia acelerou, em muitos lugares, a necessidade de tecnologia para a gestão e oferta de produtos e serviços. Por isso, demandas da área tech estão cada vez mais intensas em empresas de todos os portes e com os mais variados core business.
Muitas dessas organizações, seja estrategicamente, seja financeiramente, não possuem um time de TI contratado.
Quando essas demandas surgem, vem a necessidade de contar com os serviços de um profissional ou de uma empresa dedicada a soluções tecnológicas. E é justamente para essas ocasiões que existe o modelo de Squads As a Service da Tinnova.
A partir dele, a empresa contrata uma equipe especializada, totalmente focada para resolver o problema em questão.
São diversos atrativos, mas os principais são:
- Custos menores, pois contratar funcionários dessa área é caro e demorado;
- Equipes técnicas formadas por especialistas;
- Resoluções mais assertivas;
- Possibilidade de verificar o nosso histórico e certificar-se de que vamos resolver todas as demandas da sua empresa.
Se o seu negócio está precisando de um time de tecnologia para algum projeto específico e por tempo definido, fale com a gente!
E aí, gostou desse conteúdo? Siga-nos nas redes sociais e saiba quando novos textos serão publicados aqui.